terça-feira, 14 de novembro de 2017

Gorro de tricô para bebé - "aviador"

Por estes dias tricotei este gorro que eu acho um mimo!
É tão fácil... tão fácil, e à primeira vista, parece que não!
É um modelo muito antigo que eu até já AQUI mostrei
e que foi consultado mais de 18 mil vezes!
Desta vez repito a ideia, mas com outro gorro
para quem o quiser copiar. 
Ficou assim para bebé de 0 a 3 meses, mas cresce com o uso!
O ponto usado é liga, no Brasil chamado ponto de tricô.
Não leva pompom porque...
aviador que se preze não usa tal acessório!!!...
Fica assim mesmo!
Ora vamos então tricotar:
lançar 103 malhas na agulha e, a partir daqui, colocar marcadores
após 4 carreiras, como mostro na foto seguinte:
Tricotar nas voltas de número ímpar (lado direito):

1 p (ponto de liga ou tricô), 1 aumento escondido, 14 p, 3 p juntos, 18 p, 1 laça, 1 p, 1 laça, 13 p, 3 p juntos, 13 p, 1 laça, 1 p, 1 laça, 18 p, 3 p juntos, 14 p, 1 aum. esc, 1 ponto.
O avesso (voltas de número par) é sempre em liga (tricô).

Um pormenor para ajudar!
Quem não quiser fazer laças poderá fazer aumentos escondidos.
Mas eu acho que os buracos das laças ficam engraçados!
Arremata-se assim depois de 40 carreiras.
Coser:
Fazer uma pequena tira com uma aselha para o botão
e coser ao gorro. Preguei um botão bege de madrepérola.

Na minha Guida, com cabeça de recém-nascido, ficou bem.
No Fernandinho, com cabeça de 6 meses, ficou justo!
O tamanho poderá ser ajustado à medida que pretenderem,
aumentando uns pontinhos e umas carreiras,
 não esquecendo a simetria.
Com o frio que já se começa a sentir
os bebés ficarão com a cabeça e ouvidos bem protegidos...
 prontos para comandar voos em sono bem quentinho!...
Quem vai fazer este mimo para oferecer a um amiguinho?
UM ABRAÇO

12 comentários:

  1. O teu gorro "aviador" fez-me lembrar os que a minha mãe fazia para o meu irmão. Só ele usava este modelo.

    Adorei!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Teresinha, eu adorei o gorrinho e o ponto tão delicado. Claro que fica melhor com os buraquinhos, fica mais leve.:)
    Só tenho a agradecer a paciência e o trabalho em mostrar com pormenor como se faz. Bem fácil, por acaso, mas não fazia ideia.
    Obrigada e um grande beijinho para si e para o netinho Miguel que deve estar um lindo "rapagão"! :)

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha
    Muito lindo e delicado
    Um primor este gorro aviador
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia

    É fácil de fazer? Para mim seria fácil era colocar esse gorrinho lindo na cabeça, lool
    Fazer ainda saia algo que nem a minha imaginação alcança, lool
    .
    Deixo cumprimentos e saudações amigas

    ResponderEliminar
  5. Teresinha ... gosto do modelo por isso quando precisar já sei onde bater à porta!!!bj

    ResponderEliminar
  6. A nossa amiga Teresinha sempre pronta a ensinar e a dar dicas úteis. Obrigada pela partilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha, acho esse aviador irresistivelmente sedutor, com esse look retro.
    Realmente, desmontada a charada, é efetivamente fácil de realizar. Para já, no meu horizonte, não vejo bebés, mas quando acontecer, consultarei as tuas generosas e claras instruções.
    Bom serão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ai, que riqueza.
    Já estou a ver que a D. Teresinha põe os bebés na moda.
    Gostei muito, parabéns.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
  9. maravilhosa postagem!
    bom dia amigo que sua semana seja bela.

    ResponderEliminar
  10. I'm sorry, but I don't understand your language. Please write in english or any other european language.
    Thank you for visiting my blog.

    ResponderEliminar
  11. Ha muito tempo eu queria encontrar a receita des gorro aviador. Muito obrigada. Desejo que Deus continue lhe sbencoando, bjos carinhosos.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!