sábado, 23 de julho de 2016

Manta de tear tridente (weavette loom)

Nestes dias que tenho estado aqui na praia 
tenho feito estes quadrados para uma pequena manta. 
O fio (Bambino - Rosários 4) não é quente,
é uma fibra que o torna mais ou menos fresco, 
mas já nem me lembro por que o comprei!
Talvez pelas cores garridas, talvez pelo preço... já não sei
e  também não me lembro que "obra" tinha em mente
quando o trouxe para casa!!!
É macio (talvez daí o nome que lhe deram) e dá um trabalho fácil,
mas não tem elasticidade, qualidade que eu aprecio
num bom fio, que, sendo assim, dá um trabalho mais perfeito,
principalmente em tear.
Mas já que estava num saco, havia que lhe dar utilidade!
Usando o pequeno tear que eu própria construí,
acartei com os poucos utensílios necessários e
deitei mãos à obra, que, como podem ver, vai de vento em popa!
Aqui mostro como se fazem estes quadrados e alguns trabalhos.
Ficam diferentes do croché ou do tricô
e demoram menos tempo a fazer.
Desta vez uni-os doutra forma e o efeito saiu bem.
Quando acabar o fio acaba a manta, esse é ponto assente!
Vou unindo os quadrados mais ou menos à medida que os acabo
para, no final, não apanhar seca!!!
Experimentem a fazer isto.
É um trabalho muito fácil e engraçado!
A mim lembra-me a minha divertida e feliz infância,
que foi quando aprendi a fazer estas coisas com agulhas.
UM ABRAÇO

6 comentários:

  1. Que linda vai ficar, não conheço esse tear, bjs

    ResponderEliminar
  2. Está muito bem escrito,
    coisas lindas a Teresinha tem
    nas suas palavras acredito
    e no que Teresinha faz também!

    Boa noite e boa férias Teresinha, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  3. Uma técnica que não conhecia mas que permite um belíssimo trabalho!!!
    A manta está linda!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Este tear faz-me lembrar um que eu também fiz, já há mais de 25 anos, nas aulas de trabalhos manuais, só que o meu só tinha preguinhos no topo e no fundo. Não sei o que foi feito dele, mas lembro-me que gostei muito de trabalhar com ele.
    O seu faz um trabalho muito bonito e parece bem fácil, vou espreitar o link que indicou.
    Também gostei do efeito das uniões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que trabalho lindo, eu adoro mantas e colchas em quadradinhos, só faço em croché. Parabéns, lindas cores!
    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
  6. Gosto de ler as instruções do tipo "passo a passo" que me remete a realizar o trabalho mentalmente, buscando idealizar detalhe por detalhe. Parabéns pela dedicação em repassar seus ensinamentos. A sua arte é mais do que uma arte é amor!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!