quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Casaco de tricô para bebé - PAP tam.0-3 meses

Este foi o casaquinho que agora acabei.
Baseei-me no modelo que começa com 1 ponto
e acho que não ficou mal... modéstia à parte!!!
Visto de frente...
... visto de costas.
Com tantos botões que tenho em casa...
parece uma retrosaria... com tantos à escolha...
tão bem organizadinhos...
e não consegui 4 azuis, iguais!...
É coisa que, quem ficar com o casaco, poderá mudar!
Eis o material utilizado, à exceção dos tais 4 botões...
que acabaram por ser brancos.
Descodificação das siglas das fotos:
m = malha
ag = agulha
l = ponto em liga
lç = laça simples por cima da ag.
2lj = 2 malhas juntas em liga
1 arco de liga é o que resulta de 2 carr. em liga 
Lançar 16 m na ag. e tricotar 3 carr. em liga.
4ª carr.: 2 liga, 2 lj,1 lç, 8 l, 1 lç, 2 lj, 2 liga, 
para fazer as 2 casas deste lado.
5ª carr.: liga
6ª carr.: 3 l, 1 lç, 13 liga
7ª carr: liga
8ª carr.: 3 l, 1 lç, 14 liga
etc...
Quando ficarem 47 m na ag, ver foto 2,
 tricotar 38 liga, 2 lj, 1 lç, 8 l, 1 lç, 2lj, 2 liga
para fazer as 2 casas deste lado. 

Para fazer as 2 casas deste lado,
 tricotar 38 liga, 2 lj, 1 lç, 8 l, 1 lç, 2lj, 2 liga



AQUI encontrarão o PAP desta fase do casaco.


E foi nos Açores que fiz um golpe no mindinho, 
que teve de levar 3 pontos. Aqui passaram 15 dias...
foi a 1ª tentativa de tricotar depois do acidente...
e consegui, apesar do dedo esticado.
Atenção: 
esta parte do trabalho não é para ninguém copiar!!!
Sejam mais cuidadosas e afastem os dedinhos
de vidros de garrafa partidos no balde do lixo!!!
Deixemos isso e continuemos a tricotar o casaco!

Nesta fase eu alterei 5 para 4 pontos, porque achei
que o decote das costas ficou muito fundo.
Se fizerem 4 terão de manter depois as 47 malhas.
Como à noite a matemática não é o meu forte...
(nem de dia)... mais ponto, menos ponto...
deixo a contagem convosco:
no fim só terá de dar certo para ficar simétrico!!!
Ah! E se tiver erros... poderão corrigi-los de imediato...
meninas habilidosas, atentas e boas em aritmética
há muitas aqui na net! 
Eu só dou pistas: quem copia os meus trabalhos
fá-los depois melhor do que eu. 
É verdade!
Fica melhor com um picô. Se for para menina
poderão debruar com  arquinhos, ou bordar flores, 
ou colocar fitinhas ou rendinhas... etc...
Mas este é para rapaz... não leva nada desses enfeites!
Este boneco tem 63cm, é maior do que um bebé de 1 mês.
As meninas com mais prática de tricô poderão aumentar
pontos nos lugares próprios para o casaco ficar maior.
As 4 casas também poderão ser feitas mais à frente,
para isso teremos de iniciar o casaco com mais malhas,
para não ficar muito decotado.
E assim vos deixo com este meu modelo tão simples, 
mas que ficará muito bem a um bebé acabado de nascer.
Obrigada pelas visitas 
e pelo carinho que me têm dedicado.
RETRIBUO NUM ABRAÇO A TODAS.

38 comentários:

  1. Olá... adorei visitar seu blog, já estou seguindo!! E se não se importar vou tentar esse blusão para bebe, achei lindo!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Terezinha,
    que trabalho primoroso...será que eu dou conta de faze-lo !!!
    Certamente ficará muito mais fácil com este didático passo a passo.
    Muito lindo...parabéns!

    Abraços

    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  3. Que PAP perfeito!! até uma iniciante faz numa boa:) O casaquinho ficou perfeito, adoro esse modelo:)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Teresinha, que coisinha mais fofa. Adorei.
    Estou a chegar lá das estranjas, estafadinha, mas com muitas saudades.
    Deixo-te um abraço apertadinho, como só nós, os portugueses damos, de coração aberto.

    ResponderEliminar
  5. Olá, que fofo, vou tentar fazer, tenho de ir comprar lã, mas ficou muito fofo, tenho mesmo de experimentar, obrigada pelo pap, que paciência que tem para nos ensinar. Bjos doces

    ResponderEliminar
  6. Ficou muito lindo Teresinha! Me deu até vontade de aprender a fazer tricô. Obrigada pelo PAP! Bjks!

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha,

    adorei a nova versão do casaquinho transpassado, ficou mesmo uma belezinha e com ar de moderninho! Segui as fotos do pap, e, do jeito que faz (mesmo sem aritmética) fica fácil de seguir e seu boneco está super charmoso com ele!
    Mas, ainda estou rindo do que escreveu sobre o seu dedinho, é bem melhor fazer piada das desgraças...Então foi assim que se cortou, este doeu!
    Tenha uma excelente noite de sono e melhoras rápidas para o seu dedinho!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo carinho com que nos ensina.Vou tentar fazer um, pois vou ser avó.As melhoras do seu dedo.Bjs com carinho

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, que casaquinho mais mimoso! adorei o PAP, e muita gentileza fotografar tudo, eu sei o trabalho que dá! Obrigada! Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresinha, adoro os casaquinhos que ensina com tanto capricho, estou aqui escolhendo qual vou fazer primeiro...parabéns por ser essa mestra e repassar o que sabe.Bjs

    ResponderEliminar
  11. Querida Teresinha, Não sei como ainda não tinha dado com o seu blog. Foi preciso andar á procura de um casaquinho para descobrir esta paisagtem maravilhosa do nosso Portugal. Qua paz, só de olhar!!!Já estou a seguir e vou agora inserir na lista dos meus blogs. Ficava muito contente com uma visita sua e se achar que os meus trabalhos são dignos de os sugerir na sua listinha seria maravilhoso. Até lá vou explorar tudinho. beijinho grande, cris

    ResponderEliminar
  12. Gosto demais dos seus "PAPS", sempre muito bem explicados e de muito bom gosto, obrigada! Bjm.

    ResponderEliminar
  13. Querida Teresinha, o que eu queria mesmo era hibernar. Fugir desta nuvem. Assobiar para o lado. Mas não. Chateio-me de verdade. Mas passa. Até aqui passou sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Oi querida vim agradecer e retribuir a sua visita e claro conhecer o seu lindo cantinho.Tudo lindo por aqui, parabéns!

    bjus

    ResponderEliminar
  15. Oi Teresinha, ficou lindo!!! Parabéns!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ficou uma ternura Teresinha! como tudo que sai dessas mãos maravilhosas. Parabéns.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  17. Olá Terezinha.
    Um amor de casaquinho.
    Adoro vim te visitir,seus trabalhos são lindos, mas os bordados me tocam o coração.
    bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite,Terezinha. Quero dizer que voce trabalha muito bem. seus tricôs são perfeitos,lindos.Tenhooutra amiga que trabalha lindamente,sua conterrânea:Nélia Botelho.Fico encantada com seus trabalhos.Se quiser conhecer os meus,me visite: http://dinamicadasagulhasefiosblogspot.com.br
    Sou de Campinas-São Paulo-Brasil
    Um grande abraço e muitoobrigada pela generosidade de ensinar peças lindas.

    ResponderEliminar
  19. amei este blog, tinha esquecido que ja tinha passado por aqui. bjs.

    ResponderEliminar
  20. precioso todo lo que he visto de tu blog ya tienes una seguidora mas. Un saludo

    ResponderEliminar
  21. Ok! Teresinha, estamos de acordo. Nada que chegue a uma honesta comidinha portuguesa, o que não quer dizer que fora deste círculo não haja comida boa. Esta não é muito cara. Paguei um preço justo.
    Quanto ao tapete feito com os collants, acho uma ideia ótima para juntar às restantes sugestões. Fico à espera que mostres. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Teresinha

    Bem haja pelo seu coração , tão doce...Não são todas as pessoas que divulgam o seu trabalho.
    Adoro todos os seus trabalhos e sempre que posso reproduzo-os.
    Não possui nenhum modelo de gorro para bébe. Também gosto muito dos sapatinhos de bébe. Muito obrigada. Paula P.( Resido no Porto.)

    Gostaria de ter o seu e-mail para podermos trocar ideias e poder mostrar-lhe os meus trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula do Porto!
      Tenho de responder aqui porque comentou como anónima, sem deixar endereço.
      O meu está indicado no blogue, abaixo da minha foto.
      No dia 11 de novembro de 2011 mostrei como se faz o gorro de "aviador". É diferente e tapa os ouvidos aos bebés. Há muitos outros modelos que poderá encontrar na net.

      Eliminar
  23. Teresinha, quando Deus fez as tuas mãos, fez uma prolongação das Suas! Só assim se explicam as coisas tão lindas que saem delas.
    Parabéns
    Teresa

    ResponderEliminar
  24. Adorei esta casaquinho vou tentar fazê-lo para o meue neto que aí vem.Continue a partilhar os seus dons.
    felicidades .Evelina

    ResponderEliminar
  25. Bôa tarde.Amei.amei.vou fazer podes ter certeza, a receita esta maravilhosa, Adoro Portugal. Coimbra.me fas sentir saudades da Amalia Rodrigues. obrigada pelo carinho de nos transmitir seus conhecimentos
    muito obrigada cidinha

    ResponderEliminar
  26. Amei o casaquinho vou fazer.obrigada.

    ResponderEliminar
  27. Olá Teresinha, adorei esse modelo e já fiz...muito legal! tem lá no meu Blog tb: http://www.marystrico.blogspot.com.br

    Obrigada por compartilhar suas criações!!

    ResponderEliminar
  28. Obrigada Teresinha tem sido muito útil para mim. Há muitos anos que não tricotava, mas agora com a primeira neta a caminho tem sido uma alegria, com a sua ajuda então ,tem sido muito bom . Mais uma vez agradeço a sua amabilidade e paixão pelo que faz. Ana Maria

    ResponderEliminar
  29. Teresinha:Adoro os s/ casaquinhos a já fiz um.Mto.obrigada

    ResponderEliminar
  30. ola boa noite antes demais obrigada por partilhar as suas receitas estou a fazer este casaquinho e surgiu-me uma dúvida após fazer os 28 arcos de tricô da manga temos que ficar com 27 malhas essas 27 malhas são para matar ou têm que ficar nas agulhas para juntar as outras 26 do alfinete. Desde já agradeço a atenção dispensada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francamente não sei o que lhe responder. A explicação do casaco está escrita nas fotos, penso que, se tem prática de tricô, conseguirá ultrapassar a dúvida, se ler com atenção a explicação.
      De qualquer forma, se me enviar o seu contacto, poderei voltar ao tema, ajudando-a melhor.

      Eliminar
    2. Ola muito obrigada pela pronta resposta julgo já ter descoberto o erro mas como desmanchei as 28 voltas de arco de tricô da manga só quando voltar a estar nessa fase e que irei testar novamente se me surgir alguma duvida vou voltar a incomoda-la obrigada

      Eliminar
  31. Obrigada Teresinha , por nos transmitir tanta sabedoria !
    Fiz este casaco ,depois de fazer e desmanchar mas, não saiu
    assim tão mal . Continue sempre a dar nos ideias bonitas !
    Bjos grandes

    ResponderEliminar
  32. O Casaquinho bonito, entrei no seu blog para saber arrematar. Também vivi em Moçambique ,nasci lá.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!